Artes do Circo

PERIÓDICO

Ass. de Profissionais de Circo de Catalunha

XV_ENCUENTRO_DE_MONOCICLIST.jpg ENTRENAMIMENTO.jpg ENTRENAMIMENTO_EN_LA_CENTRA.jpg VISTA_GENERAL_DE_LAS_CARPAS.jpg

Por Santi y la APCC
Fotografia: Manel Sala, APCC


A Associação de Profissionais de Circo de Catalunha (APCC) representa as diferentes ramas profissionais de circo catalão (artistas, técnicos, empresários, representantes, gerentes, diretores, dramaturgos, cenógrafos, críticos, teóricos, etc) com a vontade de harmonizar o setor circense em Catalunha. A associação foi criada em dezembro de 2004 e atualmente conta com 185 sócios que representam a 100 companhias de circo e a 60 empresas e associações do setor (centro de formação, criação, produção e exibição, empresas de distribuição, empresas técnicas). A finalidade da APCC é divulgar e normalizar o circo em todas suas modalidades, situando-o, como um feito intrinsicamente cultural, no espaço que corresponde, ao lado das artes cênicas.

Entre os objetivos da APCC encontram-se:

• Conseguir melhorias profissionais, culturais e de reconhecimento público para o setor;
• Criar e revisar convênios;
• Velar pela melhora qualitativa do trabalho dos profissionais do Circo de Catalunha;
• Denunciar regularidades de trabalho;
• Facilitar informação de todo que pode ser do interesse para os associados;
• Manter relações com os organismos oficiais e políticos para facilitar e veicular as informações adequadas sobre as problemáticas e as necessidades do circo catalão;
• Estimular as iniciativas profissionais dos associados;
• Intervir em todas as ações de interesse público que possam afetar a profissão.

Um dos principais projetos da APCC é o acompanhamento do cumprimento do Plano Integral do Circo, um novo marco político cultural impulsionado pelo Departamento de Cultura que tem o objetivo de que a formação, criação, difusão e a projeção internacional de nosso circo se deem em condições adequadas.

Os serviços que a APCC oferece a seus sócios são: Atenção, orientação e apoio para artistas e companhias sobre projetos, patrocinios, leis, fiscalização, segurança, etc; difusão do trabalho dos sócios através de perfil na página de internet da associação e participação no anuário da APCC; boletins informativos sobre o setor (ofertas de trabalho, convocações para festivais, patrocinios, atualidade, formação, entre outras); formação contínua para profissionais, encontros e palestras para aumentar a profissionalização do setor e descontos em atividades de dormação, espetáculos e serviços profissionais.

A APCC produziu o XVI encontro de Monociclistas (18 e 19 de abril, Barcelona), onde mais de 60 amantes do monociclo se reuniram para compartilhar cursos, jogos e uma descida pela montanha de Tibidabo.

Também organiza oficinas de diversas disciplinas circenses dirigidas a profissionais e oferecidas por artistas e formadores com reconhecido prestigio internacional. Para este ano estão programados 4 oficinas.

A Central do Circo de Barcelona

Um dos principais projetos da APCC é a gestão da Central do Circo, um novo espaço de treinamento, ensaio, criação e formação contínua e investigação, dirigidos aos profissionais do circo, tanto artistas individuais como companhias, funcionando desde o mês de julho de 2008.

A Central do Circo possui duas lonas de circo montadas, uma dedicada ao treinamento e ensaios e outra dedicada a criação e aperfeiçoamento de números e espetáculos. O uso destes dois espaços é formalizado pelo pagamento de cotas semanais, mensais ou trimestrais. Como espaço dedicado a preparação do artista de circo e a conceptualização ou ensaio de seus números, fomenta a profissionalização dos artistas e a interrelação das disciplinas circenses. O Centro, impulsionado pela Prefeitura de Barcelona é gerido pela APCC e também conta com o apoio do Governo local de Catalunha.
Objetivos

Segundo Marta Borreguero, coordenadora da Central do Circo, entre está o de fomentar a profissionalização das companhias e a criação de equipes de trabalho estáveis; acolher a artistas e companhias com sede fora da Catalunha em estado de criação; se converter em um novo polo de circo na cidade de Barcelona assim como contribuir para equiparar o circo ao resto das artes cênicas.

Asociación de Profesionales del Circo de Cataluña (APCC)
info@apcc.cat
www.apcc.cat
 

Artigo gentilmente cedido por El Circense
www.elcircense.com


Para conhecer mais sobre Catalunha: clique aqui.

VEJA MAIS

El Circense
Artes do Circo e a revista digital Argentina sobre o circo: El Circense, possuem convênio de conteúdo desde novembro de 2008
O Destino Lúdico do Clown
Jesús Jara, Palhaço espanhol, compartilha um artigo sobre o universo lúdico do palhaço. Divirta-se.

PARCEIROS

SEÇÕES

ACONTECE

NEWSLETTER


Receba informações.
e-mail: 
nome: