Artes do Circo

PERIÓDICO

Diabolo: Como manter sua motivação


Por Lucas G. Abduch
Colaboração Guilherme C. Almeida


Nos deparamos constantemente com alunos, amigos e conhecidos que param a prática do malabarismo alegando terem perdido a motivação ou por não sentirem o mesmo prazer que sentiam quando começaram a praticar diabolo.

É óbvio que atividades que exigem muito do individuo, como a prática constante com diabolos, podem se tornar monótonas caso não tenhamos persistência ou desistirmos facilmente perante as dificuldades.

Abordaremos aqui alguns meios interessantes de manter sua motivação e seu nível de interesse pela arte do diabolo, esperamos que pelo menos algumas destas dicas possam ser aproveitadas.

- Determine objetivos: O primeiro ponto a se observar é que devemos nos focar em nossos objetivos, ou seja, determinar metas de aprendizado. Isso pode ser feito estabelecendo datas para aprender determinadas manobras ou elaborando uma rotina constante de treinamento, por exemplo.

Alguns diabolistas não gostam de elaborar treinos sempre semelhantes, seja por falta de um horário determinado para treinamento, ou por pensarem que treinar dessa maneira limita a capacidade de desenvolvimento de novas manobras. De qualquer maneira, há a possibilidade de determinar objetivos para o aprendizado, sem mudar a maneira que os treinos são realizados.

- Aprenda novas manobras: Quando aprendemos coisas novas nos sentimos motivados a aprender cada vez mais, por isso é importante aprender novos truques e estilos com o diabolo.

Sites interessantes para aprender manobras básicas e intermediárias e essenciais para quem está começando são:

- www.diabolotricks.com
-
http://thediabolo.com/index2.php
-
http://www.2diabolo.net/

Mas atenção! Tenha calma, 2 diabolos parecem algo bem atrativo no começo, mas procure aprender o máximo que puder com 1 diabolo antes de começar a treinar com 2. Caso contrário, você poderá ser mais um como vários outros diabolistas, que ao “pular” o básico e ir direto para dois diabolos acabam não aprendendo nenhum dos dois de maneira satisfatória.

Antes de começar a treinar 2 aprenda ao menos todos os estilos com 1 diabolo e estas manobras: Genocide, tomicide, infinite suicide e suas variações.

- Assista vídeos: Ao assistir novos vídeos, observamos novas idéias, pontos de vista diferentes dos que tínhamos antes. Algo que, além de incitar nossa criatividade, nos possibilita modificar as manobras que aprendemos a criar manobras novas, transformando o que vimos.

Afinal, não dizem que nesse mundo “nada se cria, tudo se transforma” ?
Isso também se aplica ao malabarismo.

O site mais interessante, e essencial para qualquer diabolista acompanhar os mais novos vídeos sobre diabolo na Internet é o: www.diabolo.ca.

No Youtube você também pode encontrar uma infinidade de vídeos de malabarismo.
Também recomendamos que todos os diabolistas assistam ao dvd: Diabology do grupo The mad french posse.

- Procure por alguém para treinar com você: Encontrar parceiros de treino é um meio muito eficiente de se manter motivado. Pois com alguém treinando sempre com você, as manobras são passadas de um para o outro, o aprendizado é realizado junto e os vídeos e os encontros podem ser vivenciados em parceria.

- Conheça pessoas que também treinam diabolo e frequente encontros de malabares: Esse é um dos pontos mais importantes e úteis. Conhecendo pessoas que também treinam diabolo, sejam elas mais experientes ou menos do que você, possibilita uma vivência diferenciada do que pela internet. Ao interagir com outros malabaristas sempre aprendemos manobras novas, mas lembre-se que malabarismo não é só aprender, mas também ensinar.

Participar de encontros de malabares também é muito interessante para aprender novas manobras e até mesmo conhecer outros tipos de malabares e estilos diferentes.

As comunidades de malabares no Orkut sempre têm alguns anúncios sobre encontros e são um ótimo lugar para conhecer outras pessoas que também praticam, não deixe de conferir!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado algumas pessoas que se sentiam desmotivadas.

Lembre-se sempre que o malabarismo deve ser uma atividade, antes de tudo, prazerosa. E a única pessoa que pode realmente te dar motivação é você mesmo, esses são apenas alguns meios de auxilio para conseguir essa motivação.

Estamos abertos para críticas, dúvidas e sugestões no  contatodiaboloki@hotmail.com

Obrigado! Continuem treinando e continuem motivados!


 

  voltar

VEJA MAIS

Vivência de palhaço dia 07 fev 2010
Saiba como foi a experiência palhaço que aconteceu na chácara Artes do Circo em um dia muito especial
A Vida de um Artista Circense Tradicional
Nasci no Circo Giglio “O Circo das Feras”, na época em turnê pela região do Estado do Paraná

PARCEIROS

SEÇÕES

ACONTECE

NEWSLETTER


Receba informações.
e-mail: 
nome: